Casquinhas de laranja

imagem-095.jpg

Toda boa refeição pede um excelente encerramento. Achou que eu estava falando da torta de noz pecã ou daquela fatia de pudim de leite condensado? Pois estou me referindo ao cafezinho antes de pagar a conta.

Hoje o brasileiro, mais do que antes, tem o belo hábito de pedir um pretinho honesto antes de levantar da mesa. Culpa da melhoria dos grãos, das parrudas maquininhas de “tirar” um expresso e, por que não dizer, do nosso paladar.

O café requentado do buteco, o instantâneo estilo Nescafé e o próprio “carioquinha” – aquele meio aguado que as mulheres adoram – perderam o bonde da xícara quente. Faca já fez há alguns dias um post falando sobre capuccinos, machiattos e espumas de leite. Isso só reforça o quanto estamos exigentes e cada vez mais bem servidos.

Alguns bons restaurantes agora sofisticam o nosso pires. Ofertas de pauzinhos de canela, after-eights e biscoitinhos acompanham nossos pequenos goles. Mas tem algo que parece melhor: as tais casquinhas de laranja. São pequenas tiras amarelas, mezzo ácidas/mezzo adocicadas que potencializam um bom expresso. Experimente fazer em casa: 

Ingredientes: cascas de 2 laranjas bahia ou 3 da laranja pera, 1 xícara de água, 1 xícara de açúcar e açúcar cristal pra dar o arremate.

Modo de fazer as tais casquinhas: Lave bem as ditas e tire a parte branca que dá o amargor. Corte cada parte em tiras fininhas. Cubra-as com água fria e leve ao fogo até ferver, então escorra a água e repita o processo mais 2 vezes. Seque bem.

09-10-07_1458.jpg 

Dissolva o açúcar na água em fogo baixo, cozinhe por dois minutos. Adicione as laranjinhas e continue a cozinhar em fogo baixo, sem mexer até que a calda fique bem espessa. Coloque-as para secar numa grade ou peneira. Depois de uma hora passe-as por açúcar cristal sacuda-as com as mãos para tirar o excesso e deixe secar por uma noite.

Agora é só guardar num vidro bem fechado. Coloque uma folha de papel absorvente antes de tampá-lo, assim a umidade será absorvida.

(fonte: Comidinhas do bem)

Anúncios