Aguentando a barra!

Tenho medo de colocar a mão dentro da bolsa de uma mulher. Tremo quando uma delas está enrolada e diz: “- Fulano, mete a mão aí e pega a chave do carro pra mim. Me ajuuuuda, vai!”

Cara, já encontrei coisas impossíveis que, se escritas, fariam esse blog ser interditado pela Vigilância Sanitária e pela Liga das Senhoras pelos Bons Costumes da Família.

Mas, de uns tempos pra cá, todas resolveram encaixar entre o pó compacto e o Tampax as barrinhas de cereais. Parece gênero de primeira necessidade! É de macadâmia com damasco, frutas vermelhas com flocos de arroz, semente de abóbora com girassol do louro.

Êta vontade de mastigar algo. Tremenda fixação oral por algo que, pra mim, ainda continua tendo gosto de isopor com papelão e serragem.

O Estadão resolveu publicar matéria de capa do caderno Paladar sobre o assunto.

“Enquanto não se inventa o bombom de chocolate que só traz benefícios para o organismo, é delas o título de quitute mais saudável”.

Flávia Quaresma, chef do restaurante carioca Carême Bistrô, aceitou o desafio de criar uma sobremesa usando a barrinha como ingrediente. Quem se arrisca?

FAZ CROC COMO FAROFA – Musse de chocolate com crocante de cereais

30 porções – 3 horas

Ingredientes

Musse de chocolate: 50g chocolate amargo; 50g creme de leite fresco; 50g creme de leite batido. Panacotta: 500g de leite; 150g castanha-do-pará em farinha; 125g de açúcar refinado; 300ml de creme de leite fresco; 05g de gelatina em pó; 10g de água para hidratar a gelatina. Calda de chocolate: 50g de chocolate meio amargo; 50g de creme de leite fresco. Farofa de cereais: 30g de gergelim branco; 30g de gergelim preto; 30g de flocos de arroz; 30g de castanha-do-pará picada; 10g de açúcar mascavo. Crocante de cereais: 100g de suco de laranja peneirado; 200g de açúcar; 60g de farinha de trigo peneirada; 100g de manteiga; 20g de gergelim branco; 20g de gergelim preto; 20g de quinua em grãos; 20g de castanha-do-pará picada; 20g de flocos de arroz

Preparo

Musse: Aqueça o creme de leite e adicione o chocolate. Deixe esfriar e misture 1/3 do creme batido. A seguir, acrescente o restante do creme. Reserve. Panacotta: Leve ao fogo o leite e a castanha-do-pará. Quando ferver, baixe o fogo e deixe reduzir por 5 minutos. Bata tudo no liquidificador e peneire. Hidrate a gelatina em água e leve-a ao microondas por 10 segundos. Passe o leite de castanhas peneirado para uma panela. Acrescente o açúcar e o creme de leite. Deixe ferver. Desligue o fogo e adicione a gelatina hidratada. Reserve.

Calda de chocolate: Aqueça o creme de leite e misture o chocolate picado. Mexa bem. Reserve.

Farofa de cereais: Numa panela, toste os cereais e a castanha. Adicione o açúcar mascavo e mexa bem. Desligue o fogo e reserve.

Crocante de cereais: Misture o açúcar e o suco. Adicione o trigo, a manteiga derretida e os cereais. Deixe repousar 2 horas na geladeira. Forre uma fôrma com papel manteiga. Faça bolinhas de cerca de 5 gramas e mantenha-as afastadas. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 minutos. Espere esfriar.

Montagem

Em um copinho, intercale camadas da musse, farofa e panacotta. Verta a calda de chocolate e decore com o crocante.

Anúncios