Souvlakia e outros nomes

Ah, a Grécia! Aquele país mediterrâneo, cheio de ilhas paradisíacas e nomes estranhos. Ainda lembro da primeira vez que comi um prato grego. Infelizmente não foi na Grécia. Foi em um restaurante carioca com nome típico. O Afrodite ficava em Botafogo,  e conseguia misturar às saladas uma dançarina de dança do ventre.

Quando fui ao Afrodite já era o início do fim. Num domingo à noite eu e um grupo de amigos éramos os únicos dispostos a experimentar o rodizío. Enquanto comíamos a dançarina tentava nos convencer a repetir com ela os passos da dança da bengala.

Nem preciso contar que apesar dos pratos que eu não me lembro bem os nomes, da carne de cordeiro e das saladas com porções generosas de azeite, o momento mais esperado da noite era o fim do jantar. Sim, quebramos pratos, dançamos e saímos satisfeitos.

Não comia nada grego até que me apareceu um livro de culinária grega de uma amiga que também tem um sobrenome estranho. Era o “Toque da Grécia – Cozinha do sol”, do Ali Fakhri.  Pedi uma sugestão de um prato fácil e gostoso. Ela me sugeriu um sanduíche de carne no pão árabe que tem cara de fim de tarde.  Olha só:

[[Souvlakia]]

::espetinhos de carne::

Para seis pessoas você vai precisar de:

1 kg de carne bovina, suína ou de frango // 4 tomates fatiados //2 cebolas médias fatiadas // 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem // 1/2 xícara  de salsa picadinha //1 colher de sopa de orégano // 1 colher de chá de páprica doce // 1 pitada de páprica picante // sal e pimenta do reino a gosto // 12 pãezinhos pita (pão árabe)

Como fazer:

Lave bem a carne, escorra e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma vasilha, tempere com azeite, óregano, sal e pimenta e misture bem. Refrigere por 1 hora.

Em uma tigela , junte a cebola e o tomate e tempere com azeite, salsa, páprica doce e picante, sal e pimenta. Misture bem. Reserve.

Comece espetando a carne e grelhe por cerca de 7 minutos cada lado. Aqueça o pão pita e monte os sanduícehes com carne grelhada e a salada de tomate e cebola e enrole.

Arranje todos os sanduíches numa bandeja e sirva quente, com tzaziki.

 [[Tzaziqui]]

::pasta de pepino, iogurte e alho::

Para seis pessoas você vai precisar de:

2 copos de iogurte de consistência firme, sem soro // 2 pepinos médios, sem casca e ralados // 6 dentes de alho bem picados // 3 colheres de sopa de hortelã bem picadas // 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem // 1 colher de sopa de vinagre //sal a gosto

Como fazer:

Em uma vasilha, escorra bem o pepino ralado  e tempere com sal. Acrescente o alho picado, a hortelã, o vinagre e o iogurte, mexa bem e finalmente  adicione o azeite. Refrigere por 1 hora.

Anúncios