Poesia na Mesa

Domingo chuvoso e eu sem idéias para o almoço. Ainda bem que existe o Google! Não é que eu esbarrei numa receita linda do Panelinha

O “Espaguete Poético” me conquistou primeiro pelo nome e depois pelos ingredientes. É inspirado no filme  ” O Carteiro e o Poeta”.

O Garfo já deve estar salivando. Aposto que ele nem imaginava que eu poderia colocar cinema, Neruda e alcachofra numa coisa só.

:: Espaguete Poético ::

Ingredientes

350 g de espaguete // 6 alcachofras ou 6 fundos de alcachofra (em conserva) // 3 tomates maduros // 3 colheres (sopa) de azeite de oliva // 2 dentes de alho descascados // 1 punhado de folhas de manjericão // sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Se estiver usando alcachofras frescas, lave muito bem sob água corrente. Coloque as alcachofras numa panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a apitar, marque 15 minutos e deixe cozinhar. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela.
2. Com uma faca afiada, corte o talo da alcachofra bem rente à base. Retire todas as folhas até encontrar os espinhos. Com a ajuda de uma faca, retire os espinhos com cuidado. A tampa que sobra é o fundo da alcachofra. Sobre uma tábua, corte os fundos de alcachofra em tiras de 0,5 cm de espessura e reserve. Se estiver usando os fundos prontos, apenas corte em tiras.
3. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com o dedo. Com a palma da mão, aperte os tomates contra a tábua até que ganhem forma plana. Em seguida, pique os tomates em cubinhos.
4. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.
5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue as tiras de alcachofras por 1 minuto.
6. Em seguida, junte os cubinhos de tomate, os dentes de alho inteiros e as folhas de manjericão. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire os dentes de alho e despreze. Desligue o fogo e reserve o molho.
7. Despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para uma travessa. Com uma colher, distribua o molho sobre ele e misture bem. Sirva quente.
Anúncios